Formadores

FORMADORES ACREDITADOS PELO CCPFC

A equipa é multidisciplinar com formação académica e experiência profissional nas diferentes áreas científicas dos módulos. Alguns formadores são investigadores e professores no Ensino Superior, o que possibilita a partilha de conhecimento atualizado e de ideias inovadoras com os formandos. Para além disso, estes formadores disponibilizam materiais didáticos com qualidade científica e pedagógica para o 1º CEB.

 

MÓDULO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Sofia Lucas | Diretora do Departamento Educativo do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Licenciada em Ensino da Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Trabalha há mais de 15 anos na área da comunicação de ciência. Coordena o Centro de Formação Ciência Viva para Professores, desde 2010. Participou em mais de 30 projetos em educação, metodologias inovadoras de aprendizagem, desenvolvimento profissional de professores, STEM, RRI, e Ciência e Sociedade. Faz a coordenação pedagógica e financeira destes projetos.

Filipe Carmo | Gestor de projetos da Unidade de Serviço Educativo do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Mestrando em Paleontologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Évora. Licenciado em Ensino de Biologia e Geologia, variante Geologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Formador do Centro de Formação Ciência Viva com larga experiência em formações IBSE – Inquiry-Based Science Education. Especialização na área da comunicação de ciência nos grupos com necessidades educativas especiais. Participação em vários projetos nacionais e europeus, nas mais variadas temáticas.

Adriana Galveias | Gestora de projetos da Unidade de Serviço Educativo do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Mestranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. Licenciada em Engenharia Florestal pela Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Participação em projetos de divulgação científica na área da entomologia e em conservação da biodiversidade. Formadora do Centro de Formação Ciência Viva, com larga experiência em projetos que potenciam o envolvimento ativo dos alunos na resolução de problemas reais da comunidade.

José Xavier | Professor Auxiliar da Universidade de Coimbra (UC) | Association of Polar Early Career Scientists

Doutorado em Zoologia (University of Cambridge – Queen’s College, Reino Unido, 2002). Investigador no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra e da British Antarctic Survey, colaborando com investigadores de mais de 20 países. Investigador na Antárctica desde 1997 na área do comportamento de predadores de topo (pinguins, albatrozes e focas) em relação às alterações climáticas. Mais jovem investigador a ganhar o prémio internacional Marta T. Muse, pelo seu trabalho de excelência na ciência e política na Antártida.

 

 

 

MÓDULO DE ASTRONOMIA

Alexandre Aibéo | Professor Adjunto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu

Doutorado em Astronomia (Universidade do Porto, 2007). Vencedor da 1.ª edição do concurso FameLab – Comunicar Ciência em Portugal, em 2010. Participação em projetos de divulgação da cultura científica, tendo concretizado inúmeras sessões em escolas do ensino básico e secundário, desde 1996. Membro da Sociedade Portuguesa de Astronomia. Formador acreditado pelo CCPFCP. Coautor de “Isto não é (Só) Matemática” (Quidnovi, 2012) e do livro de divulgação científica, “90% do Caro Leitor Foi Feito nas Estrelas”, coleção Ciência Aberta (Gradiva, 2016). Participação no júri da final nacional e na comissão organizadora das Olimpíadas de Astronomia (2013-2014).

 

 

MÓDULO DE TERRA/ÁGUA/AR

Adelino Galvão | Professor Auxiliar do Instituto Superior Técnico (IST) | Sociedade Portuguesa da Química (SPQ)

Doutorado em Química (IST, 1993). Licenciado em Eng. Química. Coordenação e participação em projetos de investigação na área da fotoquímica computacional, sendo autor de 78 artigos (índ. h=18) e 2 capítulos de livros. Responsável pelas unidades curriculares de Química e Química Quântica nos Campi do IST. Secretário-Geral da SPQ (desde 2016). Integrou o Projeto de Autónoma e Flexível Curricular onde definiu as AE’s das UC’s da área da Química. Integra a equipa de Certificação de Manuais Escolares da SPQ. Formador acreditado pelo CCPFCP.

José Carlos Kullberg | Professor Associado com Agregação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCTNOVA) | International Association for Geoethics

Doutorado em Geologia Estrutural (FCTNOVA, 2000). Investigador do Centro GeoBioTec. (Co-)Autor de mais de 150 publicações científicas nacionais e internacionais. Coordenador/membro de mais de 50 projetos científicos e pedagógicos. Membro da Comissão organizadora e/ou da Comissão científica de mais de 25 reuniões científicas, nacionais e internacionais. Coordenador do Programa Doutoral em Geologia da UNL. Presidente da Sociedade Geológica de Portugal e Vice-Presidente da International Association for Geohetics. Outras áreas de interesse, História e Ensino da Geologia.

António Araújo | Professor Associado com Agregação da Universidade de Évora (UÉvora)| Sociedade Geológica de Portugal

Doutorado em Geologia (Universidade de Évora, 1995). Investigador integrado no Instituto de Ciências da Terra. Membro de órgãos de gestão da UÉvora. Vice-presidente da Sociedade Geológica de Portugal. Autor ou coautor de cerca de 80 publicações científicas. Formador em vários cursos de Geologia de Campo no âmbito das ações FOCO e em diversas ações de formação contínua para professores. As suas áreas de interesse são a Geologia Estrutural e Tectónica, Cartografia Geológica e a Neotectónica.

 

 

MÓDULO DE ELETROSTÁTICA E ELETROMAGNETISMO

Helena Vieira Alberto | Professora Associada no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)

Doutorada em Física Experimental (Universidade de Coimbra, 1995). Membro do centro de investigação CFisUC e da Comissão Nacional das Olimpíadas de Física. (Co-)Autora de publicações científicas nacionais e internacionais. Coordenação de vários projetos de divulgação de física para públicos de todas as faixas etárias, desde o pré-escolar e 1.º Ciclo (projeto Ciência a Brincar), 2.º e 3º Ciclos, secundário (projeto Experimenta!), até ao ensino superior (Escola Quark!, Olimpíadas de Física). Formadora do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Filipa Oliveira | Investigadora de Pós-Doutoramento na Escola Superior de Educação de Viseu

Doutorada em Ensino das Ciências-ramo da Física (Universidade de Coimbra (UC), 2018). Técnica Superior no Serviço Educativo do Museu da Ciência da UC (2006-2013). Representação de Portugal no Festival de Ciência, FameLab, em Cheltenham, Inglaterra (2012). Publicações em revistas e em congressos nacionais e internacionais. Participação em investigações na área da Educação em Ciências e coordenação de projetos de divulgação científica. Membro colaborador do centro de investigação CFisUC.

 

 

MÓDULO DE CORPO HUMANO

Paula Almeida Maria | Professora de Biologia e Geologia do Ensino Básico e Secundário | Membro do Colégio da Educação da Ordem dos Biólogos

Doutoranda em Didática das Ciências no Instituto de Educação na Universidade de Lisboa (IE-UL). Licenciada em Biologia (Universidade Aveiro) e Mestre em Didática de Ciências (IE-UL). Experiência profissional nos ensinos básico e secundário e no ensino superior. Formadora na área da Didática das Ciências. Supervisora na Classificação dos Exames Nacionais de Biologia e Geologia. Vogal do Conselho Diretivo da Ordem de Biólogos. Jurada nas Olimpíadas Iberoamericana e Portuguesa de Biologia.

 

Carla Borges | Colaboradora do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV) – Oeiras

Mestre em Biotecnologia pela Universidade Nova de Lisboa-FCT e licenciada em Química Aplicada – ramo Biotecnologia. Coautora do Kit Didático “ImunoGénius” da Ordem dos Biólogos. Formadora do Conselho Científico-Pedagógica da Formação Contínua.