Objetivos e Conteúdos

O Curso de Formação tem os seguintes objetivos:

  • Aprofundar e alargar os conhecimentos científicos lecionados na disciplina de Estudo do Meio;
  • Disponibilizar aos professores novos recursos didáticos para o ensino prático das ciências;                  
  • Aplicar a metodologia da aprendizagem ativa (IBSE – Inquiry-Based Science Education} no âmbito da Educação Ambiental; 
  • Explorar o funcionamento e a estrutura das cadeias alimentares, a relação dos animais com o ambiente e as ameaças a que a Natureza está sujeita, através da Ciência Polar;                   
  • Dominar conceitos científicos e colmatar possíveis lacunas relacionadas com a Astronomia;
  • Conhecer histórias de Física como estratégia didática para explicar os conteúdos de eletricidade e magnetismo;       
  • Desenvolver os conceitos de Imunologia e Microbiologia;       
  • Sensibilizar para uma abordagem transdisciplinar do ensino, utilizando um dos recursos naturais mais importantes, a água.

Conteúdos

A ação de formação contínua foi idealizada para um número total de 25 horas não presencias (e-learning), distribuídas por seis sessões. Nas cinco primeiras sessões, com duração de 4 horas cada, serão explorados conceitos subordinados aos seguintes módulos científicos: Educação Ambiental, Astronomia, Eletrostática e Eletromagnetismo, Corpo Humano e Terra/Água/Ar. Todas as temáticas estão contextualizadas no programa da disciplina de Estudo do Meio. A sexta sessão, de 5 horas, será destinada à avaliação, constituída pela apresentação e discussão plenária da reflexão crítica dos formandos.

  • Educação Ambiental | 30 de janeiro | 9:00 às 13:00

Aprendizagem ativa no ensino das ciências (IBSE) e a importância da aprendizagem fora da sala de aula. Conhecer o mundo natural é fundamental para preservar o meio ambiente. Explorar cadeias alimentares simples, usando o exemplo das regiões polares. Observar e identificar características externas de alguns animais, questionando a sua aplicação num contexto evolucional. Analisar o ciclo de vida desses animais, com especial atenção sobre a sua ecologia nos mais recentes estudos científicos. Identificar fatores que podem pôr em perigo as espécies aquáticas e como podem afetar as cadeias alimentares.

  • Astronomia | 6 de fevereiro | 9:00 às 13:00

Noção de escalas de tempo e de espaço, da Terra ao Universo. Contextualização do Homem e sua visão no Universo, onde estamos, o que sabemos e qual a linha da frente do conhecimento. Processos de formação e evolução de estruturas, introdução à Astrofísica. Como se relaciona a Astronomia com o quotidiano e a sala de aula (respostas a perguntas de crianças entre os 6 e os 11 anos).

  • Terra/Água/Ar | 13 de fevereiro | 9:00 às 13:00

A partir do tema musical “Gota Gotinha” desenrolar-se-á a explicação do ciclo da água através de algumas experiências simples baseadas nas águas naturais de Portugal. As águas minerais portuguesas serão utilizadas como exemplos da diversidade das águas de Portugal, usando exemplos de águas de maciços carbonatados e graníticos. Serão também explorados os seguintes temas: a água na atmosfera; as águas superficiais e subterrâneas; a água e a Biosfera; o papel da água na erosão, meteorização física e química, na génese dos solos; relação entre os solos e as rochas que lhes estão na origem; o papel da água como fonte de energia. Discutir-se-ão alguns desafios sociais relacionados com a água.

  • Eletrostática e Eletromagnetismo | 20 de fevereiro | 9:00 às 13:00

Forças de atração/repulsão; corrente elétrica; cargas elétricas; campo elétrico; materiais condutores e isoladores; materiais magnéticos; magnetismo; campo magnético; agulha magnética da bússola; campo magnético terreste; eletroíman; corrente induzida e indução eletromagnética. Estes conceitos de Física serão explorados com recurso à História da Ciência e com o auxílio de materiais simples, de custo reduzido e fácil acesso para os professores os aplicarem no seu contexto de sala de aula.

  • Corpo Humano | 27 de fevereiro | 9:00 às 13:00

Sistema circulatório; elementos figurados: células do sangue e do plasma; sistema imunitário: anticorpos e glóbulos brancos; vacinação; micróbios do corpo humano úteis e não úteis. Apresentação do Kit pedagógico ImunoGénius adaptado ao 1º Ciclo do Ensino Básico e de técnicas laboratoriais simples, com vista ao desenvolvimento de competências de investigação dos alunos na área de Imunologia e da Microbiologia.

  • Avaliação | 13 de março | 14:00 às 19:00

Cada formando realizará uma reflexão crítica, que será apresentada com um vídeo de 7 minutos. Após todas as apresentações produzir-se-ão sínteses conjuntas e conclusões sobre as metodologias mais eficazes para cada realidade escolar.