Equipa

Elementos Internos do Instituto Politécnico de Viseu (IPV)

Coordenadora do Projeto MOEC

Maria Paula Carvalho | Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV)

Doutorada em Ensino das Ciências (King’s College London, Reino Unido, 1991). Coordenação de projetos de investigação na área de Educação em Ciências. Publicações em revistas nacionais e internacionais. Presidência de órgãos de gestão da ESEV. Vice-presidente do IPV. Coordenadora do Festival do Filme Científico na ESEV. Coordenadora da Comissão avaliação manuais escolares Estudo do Meio. Coordenadora institucional do Programa Ensino Experimental das Ciências (EEC) para Professores do 1.º CEB. Membro da Comissão de Avaliação Externa da A3ES.

 

 

Anabela Novais | Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de Viseu

Doutorada em Biologia, especialidade Ecologia (Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, 2005). Coordenação/participação em projetos de investigação – área Educação em Ciências. Publicações em livros/revistas nacionais e internacionais. Comunicações em eventos nacionais e internacionais. Presidência, Vice-presidência e membro órgãos de gestão ESEV/IPV. Direção de Departamento, Coordenação e membro das comissões de cursos da ESEV. Coordenação de equipas científico-pedagógicas para avaliação e certificação de manuais escolares das CN 2º e 3º CEB. Coordenação institucional e formadora do programa EEC.

 

Maria Isabel Abrantes | Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de Viseu 

Doutorada em Geociências (Universidade de Aveiro, 2004). Atualmente Vice-presidente da ESEV. Coordenação/participação em projetos de investigação nas áreas de Geologia Costeira e de Educação em Ciências. Autora ou coautora de publicações científicas. Coordenação de equipas científico-pedagógicas para avaliação e certificação de manuais escolares de Estudo do Meio do 1.º CEB e de Ciências da Natureza do 2.º CEB. Formadora do Programa EEC para Professores do 1.º CEB e formadora acreditada pelo CCPFCP.

 

 

Cristiana Mendes | Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Viseu

Doutorada em Biologia, especialidade Ecotoxicologia e Biologia Ambiental (Universidade de Aveiro, 2016). Participação em projetos de investigação. Publicações em livros e revistas internacionais. Comunicações em eventos nacionais e internacionais. Presidência, orientação, coorientação e arguição em júris de mestrado. Coordenação da área disciplinar de CN e membro de comissões de cursos da ESEV. Coordenação de equipas científico-pedagógicas para avaliação e certificação de manuais escolares de CN do 3.º CEB. Formadora do Programa EEC para Professores do 1.º CEB.

 

 

Hélder Viana | Professor Adjunto na Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV)

Doutorado em Ciências Agronómicas e Florestais (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012). Vice-Presidente da ESAV. Coordenador do CTeSP em Proteção Civil. Investigador no CITAB e participante em diversos projetos nacionais e internacionais. Autor e coautor de mais de 150 publicações em revistas científicas internacionais, nacionais, capítulos de livros e diversas comunicações em conferências da especialidade.

 

 

Isabel Brás | Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV)

Doutorada em Ciências de Engenharia (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2005). Licenciada em Engenharia Química e Mestre em Engenharia do Ambiente. Diretora do Departamento de Ambiente da ESTGV, com atribuições anteriores de Direção do Curso de Licenciatura em Engenharia do Ambiente. Coordenadora do TESP de Análises Laboratoriais. Professora da área da química, qualidade, métodos instrumentais de análise e valorização de resíduos e águas, com trabalhos publicados em revistas e conferências internacionais.

 

 

Maria Isabel Bica | Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV)

Doutorada em Ciências de Enfermagem (Universidade do Porto, 2014). Mestrado em Família e Sistemas Sociais, Instituto Superior Miguel Torga, 2001. Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, 1995, e Enfermagem de Saúde Familiar, 2020. Leciona nos cursos de licenciatura, pós-graduação/especialização e mestrado em Saúde Infantil e Pediatria. Investigadora no CI&DETS; Nursid: CINTESIS; UICISA: E. Áreas de Investigação: Saúde da criança e do adolescente, Família, Bem-estar e qualidade de vida.

 

 

Ricardo Gama | Professor Adjunto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego

Doutorado em Matemática Aplicada (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2013). Licenciado em Astronomia e Mestre em Matemática Aplicada. Participação em atividades científicas e em projetos de divulgação científica/tecnológica, através da realização de workshops de construção de rádios de cristal e observações de sinais em VLF.

 

 

Filipa Oliveira | Investigadora de Pós-Doutoramento na Escola Superior de Educação de Viseu

Doutorada em Ensino das Ciências-ramo da Física (Universidade de Coimbra (UC), 2018). Técnica Superior no Serviço Educativo do Museu da Ciência da UC (2006-2013). Representação de Portugal no Festival de Ciência, FameLab, em Cheltenham, Inglaterra (2012). Publicações em revistas e em congressos nacionais e internacionais. Participação em investigações na área da Educação em Ciências e coordenação de projetos de divulgação científica. Membro colaborador do centro de investigação CFisUC.

 

 

Elementos Externos ao IPV

 

Adelino Galvão | Professor Auxiliar do Instituto Superior Técnico (IST) | Sociedade Portuguesa da Química (SPQ)

Doutorado em Química (IST, 1993). Licenciado em Eng. Química. Coordenação e participação em projetos de investigação na área da fotoquímica computacional, sendo autor de 78 artigos (índ. h=18) e 2 capítulos de livros. Responsável pelas unidades curriculares de Química e Química Quântica nos Campi do IST. Secretário-Geral da SPQ (desde 2016). Integrou o Projeto de Autónoma e Flexível Curricular onde definiu as AE’s das UC’s da área da Química. Integra a equipa de Certificação de Manuais Escolares da SPQ. Formador acreditado pelo CCPFCP.

 

 

António Araújo | Professor Associado com Agregação da Universidade de Évora (UÉvora)| Sociedade Geológica de Portugal (SGP)

Doutorado em Geologia (Universidade de Évora, 1995). Investigador integrado no Instituto de Ciências da Terra. Membro de órgãos de gestão da UÉvora. Vice-presidente SGP. Autor ou coautor de cerca de 80 publicações científicas. Formador em vários cursos de Geologia de Campo no âmbito das ações FOCO e em diversas ações de formação contínua para professores. As suas áreas de interesse são a Geologia Estrutural e Tectónica, Cartografia Geológica e a Neotectónica.

 

 

Miguel Maia | Bolseiro de investigação | Sociedade Geológica de Portugal

Doutorando em Ciências da Terra da Atmosfera e do Espaço na Universidade de Évora, desde 2017, sendo desde 2019 Bolseiro de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Licenciado e Mestre em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Participação em atividades de formação e divulgação da ciência para diferentes graus de ensino, como “Por este rio acima” e “Ciência no Verão” promovidas pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz.

 

 

Constança Providência | Professora Catedrática da Universidade de Coimbra | Sociedade Portuguesa da Física (SPF)

Doutorada em Física (University of Oxford, Reino Unido, 1989). Coordenadora de projetos de investigação nas áreas de matéria estelar densa, estrelas de neutrões, diagrama de fase da QCD, transição de fase líquido-gás da matéria nuclear. Recebeu o Prémio Ciência da Gulbenkian em 1991 e foi nomeada Outstanding Referee of APS em 2018. Autora e coautora de cerca de 263 artigos científicos. Editora e autora da coleção Ciência e Brincar da Editorial Bizâncio e da secção Vamos Experimentar! da revista Gazeta da SPF.

 

 

José Carlos Kullberg | Professor Associado com Agregação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCTNOVA) | International Association for Geoethics

Doutorado em Geologia Estrutural (FCTNOVA, 2000). Investigador do Centro GeoBioTec. (Co-)Autor de mais de 150 publicações científicas nacionais e internacionais. Coordenador/membro de mais de 50 projetos científicos e pedagógicos. Membro da Comissão organizadora e/ou da Comissão científica de mais de 25 reuniões científicas, nacionais e internacionais. Coordenador do Programa Doutoral em Geologia da UNL. Presidente da SGP e Vice-Presidente da International Association for Geohetics. Outras áreas de interesse, História e Ensino da Geologia.

 

 

José Xavier | Professor Auxiliar da Universidade de Coimbra (UC) | Association of Polar Early Career Scientists

Doutorado em Zoologia (University of Cambridge – Queen’s College, Reino Unido, 2002). Investigador no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra e da British Antarctic Survey, colaborando com investigadores de mais de 20 países. Investigador na Antárctica desde 1997 na área do comportamento de predadores de topo (pinguins, albatrozes e focas) em relação às alterações climáticas. Mais jovem investigador a ganhar o prémio internacional Marta T. Muse, pelo seu trabalho de excelência na ciência e política na Antártida.

 

 

Paula Almeida Maria | Professora de Biologia e Geologia do Ensino Básico e Secundário | Membro do Colégio da Educação da Ordem dos Biólogos

Doutoranda em Didática das Ciências no Instituto de Educação na Universidade de Lisboa (IE-UL). Licenciada em Biologia (Universidade Aveiro) e Mestre em Didática de Ciências (IE-UL). Experiência profissional nos ensinos básico e secundário e no ensino superior. Formadora na área da Didática das Ciências. Supervisora na Classificação dos Exames Nacionais de Biologia e Geologia. Vogal do Conselho Diretivo da Ordem de Biólogos. Jurada nas Olimpíadas Iberoamericana e Portuguesa de Biologia.

 

 

Sofia Lucas | Diretora do Departamento Educativo do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Licenciada em Ensino da Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Trabalha há mais de 15 anos na área da comunicação de ciência. Coordena o Centro de Formação Ciência Viva para Professores, desde 2010. Participou em mais de 30 projetos em educação, metodologias inovadoras de aprendizagem, desenvolvimento profissional de professores, STEM, RRI, e Ciência e Sociedade. Faz a coordenação pedagógica e financeira destes projetos.

 

 

Filipe Carmo | Gestor de projetos da Unidade de Serviço Educativo do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Mestrando em Paleontologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Évora. Licenciado em Ensino de Biologia e Geologia, variante Geologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Formador do Centro de Formação Ciência Viva com larga experiência em formações IBSE – Inquiry-Based Science Education. Especialização na área da comunicação de ciência nos grupos com necessidades educativas especiais. Participação em vários projetos nacionais e europeus, nas mais variadas temáticas.

 

 

Adriana Galveias | Gestora de projetos da Unidade de Serviço Educativo do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Mestranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. Licenciada em Engenharia Florestal pela Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Participação em projetos de divulgação científica na área da entomologia e em conservação da biodiversidade. Formadora do Centro de Formação Ciência Viva, com larga experiência em projetos que potenciam o envolvimento ativo dos alunos na resolução de problemas reais da comunidade.