• 30 abril | I Mini-Olimpíadas

    As “I Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência” (MOEC) implementar-se-ão no dia 30 de abril de 2022, sábado de manhã, na Escola Superior de Educação de Viseu. No âmbito da disciplina de Estudo do Meio, nas áreas científicas de Astronomia, Física, Química, Biologia e Geologia, alunos do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizarão duas provas olímpicas oficiais, uma teórica e uma experimental. Previamente, nas suas escolas, estes alunos já concretizaram as provas olímpicas de treino. Neste dia estarão presentes os seguintes intervenientes: os investigadores internos do IPV; as Sociedades Portuguesas de Física e de Química, a Sociedade Geológica de Portugal, a Ordem dos Biólogos, a Agência Ciência Viva, a Association of…

  • Sessão de Astronomia

    No passado sábado, dia 6 de fevereiro, decorreu a segunda sessão do Curso de Formação. A Astronomia foi a temática lecionada e o formador convidado foi o Prof. Doutor Alexandre Aibéo, doutorado em Astronomia pela Universidade do Porto. É atualmente Professor Adjunto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e autor do livro de divulgação científica, “90% do Caro Leitor Foi Feito nas Estrelas”, coleção Ciência Aberta (Gradiva, 2016). Na sessão foram desenvolvidos os conteúdos científicos relacionados com os temas: “Do nascer do Sol à Galáxia” e “Da Galáxia ao ser humano”. As abordagens teóricas foram devidamente intercaladas com sugestões de atividades práticas para a sala de aula.…

  • Início do Curso de Formação

    O Curso de Formação “Recursos científicos e didáticos para a Educação em Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico” acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação (CCPFC/ACC-109845/20) iniciar-se-á no próximo sábado, dia 30, às 9:00. A primeira sessão, subordinada à temática da “Educação Ambiental” tem como convidados José Xavier, professor da Universidade de Coimbra e um dos maiores investigadores internacionais de ciência polar, Sofia Lucas, diretora do Departamento Educativo do Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, e Adriana Galveias e Filipe Carmo, gestores de projetos da Unidade de Serviço Educativo do Pavilhão do Conhecimento.